Como Calcular o Valor de venda de artesanatos

Como Calcular o Valor de venda de artesanatos

Como Calcular o Valor de venda de artesanatos

Se você já vende ou pensa em começar a vender os seus artesanatos, uma dúvida que pode ter passado na sua cabeça é Como Calcular o preço de venda de seus artesanatos.

Essa é uma dúvida comum entre as artesãs e, inicialmente, um pouco difícil de entender, pois muitas variáveis estão ligadas a esse cálculo.

Muitas vezes você não conhece ou não entende essas variáveis, e se o cálculo não for feito do jeito correto, você terá uma perda de vendas e de dinheiro.

Agora vou te ensinar Como Calcular o preço de venda de seus artesanatos corretamente e não sair no prejuízo. Confira!



Como Calcular o preço de venda de seus artesanatos
Como Calcular o preço de venda de seus artesanatos

Como Calcular o preço de venda de seus artesanatos

1 – Não pense apenas nos gastos com materiais  

Um pensamento comum na hora de calcular o preço de uma mercadoria é apenas pensar nos valores gastos com materiais e multiplicá-los por 2 ou 3. Se você ainda usa esse método é melhor mudar.

Vejamos esse exemplo: Suponha que você venda um jogo de banheiro.

Para confeccionar as peças, você terá que comprar varias cores de barbantes. Você vende o seu produto por 40 reais (2x o que você gastou). Será que você está sabendo Como Calcular o preço de venda de seus artesanatos?

Nessa formula você excluiu outras variáveis importantes:

  • Como o valor que você gastou de passagem para comprar os materiais,
  • O valor das horas que levou para confeccionar as peças,
  • O valor de frete que você terá que pagar para que o produto chegue na casa do cliente, entre outros pontos importantes.
  • O valor das embalagens para enviar pelo correio.

No final das contas, se você utiliza essa regra para  Calcular o preço de venda de seus artesanatos, você perde dinheiro, mesmo quando, inicialmente, parece que você está ganhando.

2 – Utilize a fórmula das 5 variáveis

Na maioria das vezes existe uma formula para saber ao certo Como Calcular o preço de venda de seus artesanatos que funciona perfeitamente. Ela mostra que o preço cobrado pelo produto deve levar em conta 6 variáveis importantes. Eu utilizo sempre essa fórmula para calcular os valores finais de cada produto e utilizei essa fórmula como base para criar a Planilha de Cálculo de Preços para Artesanato.

Não se assuste com a fórmula, ela é menos complicada do que parece. Veja abaixo como funciona a formula para saber Como Calcular o preço de venda de seus artesanatos:

PREÇO = MP + HT + CEE +ML + CM

Onde:

  • PREÇO: valor final do seu produto (de acordo com as variáveis trabalhadas na fórmula);
  • MP: valor gasto com materiais (matéria-prima);
  • HT: valor das horas trabalhas para confecção da peça;
  • CEE: valores relacionados aos custos variáveis. São todos aqueles custos que dependem da venda. Na maioria das vezes engloba tudo relacionado à apresentação e divulgação do produto: embalagem, etiqueta, tags,frete, entre outros;
  • ML: Margem de lucro esperado na peça. Retirando os custos, sobra-se o lucro. De uma forma mais simples, lucro é aquela quantidade “livre” que sobrará de cada produto vendido
  • CM: Comparação média de mercado: Valor que outras artesas vendem a mesma peça, podendo ser calculado, por peças do mesmo tamanho, parecidas ou idênticas.

Pensando em tudo isto para ajudar os membros do site desenvolvemos uma Planilha para você sempre saber Como Calcular o preço de venda de seus artesanatos.

Com a Planilha você consegue:

Precificação de produtos
Em poucos minutos, tenha o preço de venda das suas peças artesanais calculado de forma precisa, considerando todos os detalhes que têm que ser considerados: As despesas do seu negócio, seu tempo dedicado ao trabalho, as matérias primas que você utiliza, os seus canais de venda com suas respectivas comissões e o lucro para reinvestimento no seu negócio criativo. Nunca mais fique na dúvida na hora de definir o preço do seu artesanato. Saiba sempre qual o preço justo, nem mais, nem menos.

Para isto Basta você Curtir a Página Linhas que Movem no Facebook.   Click aqui e Curta a página

 

Ser membro do site Click aqui 

e Fazer o DOWNLOAD DA PLANILHA DE CALCULO AUTOMÁTICA DE VENDAS

Deixe uma resposta