Como endurecer crochê

em 04 dezembro 2018

Para endurecer peças de crochê existem à venda diversos produtos à base de resina. Mas há também algumas receitas caseiras que dão ótimo resultado.
Apresentamos abaixo duas dicas de receitas caseiras para endurecer trabalhos de crochê:
1-Levar ao fogo 2 colheres (sopa) de açucar, 2 colheres (sopa) de água até derreter o açúcar e ficar uma calda rala. LONGE DO FOGO juntar 2 colheres de álcool líquido. Mergulhe com cuidado o crochê na calda ainda quente. Moldar no formato desejado e secar ao sol.
Quando seca, fazer nova goma e aplicar com pincel, molhando bem a peça. Repetir o processo mais uma vez. Depois de completamente seca, passar uma demão de verniz.
2- Preparar um mingau com 1 litro de àgua, 3 colheres (sopa) de polvilho doce e 1 colher (sopa) de vinagre. Mergulhar a peça nesse mingau e escorrer.
Quando ainda úmida e moldar no formato desejado.
Para moldar as peças podem ser usados copos, tijelas, vidros e embalagens plásticas de diversos formatos. Com crochê endurecido podem ser feitos cestinhos, caixinhas, fruteiras, cachepôs e muito mais.



Outra maneira de endurecer o crochê em casa
Receita: 2 medidas de cola branca; 1 medida de água; e 1/2 medida de ácool.
Mistura-se tudo, embebe-se o trabalho na mistura e enforma-se num objeto devidamente envolto em plástico para não colar), do qual queiramos que o trabalho obtenha a forma.
Deixar secar. Depois de seco, passar uma demão de verniz acrílico fosco ou brilhante, ou o verniz vitral.


Topo